Artigo: O caminho é a reforma política

O mandato do deputado Vicente Cândido dá continuidade à publicação de artigos para fomentar o debate sobre a reforma política. Nesta quinta-feira (18) publicamos o artigo do vereador Eric Valini, presidente da Câmara Municipal de Franco da Rocha (SP). Participe também deixando o seu comentário!
As ideias expostas nos textos não refletem necessariamente a opinião do relator da reforma política, deputado Vicente Cândido. O objetivo da publicação dos artigos é estimular o debate.


O CAMINHO É A REFORMA POLÍTICA
Tudo do que a gente vive - o que a gente vê - se modifica, se transforma com o tempo. Na política também é assim. Nossa jovem democracia ainda “testa” suas regras e até agora existe a necessidade de reavaliarmos a eficácia da legislação eleitoral, de readequar o sistema eleitoral, de reduzir custos, dar maior credibilidade ao processo. Não há outra possibilidade viável para que se possa retomar a confiança da população.

Essa postura de distanciamento, de descontentamento da população em relação à política é um grande indício de que as coisas precisam mudar. Há a necessidade de mudanças estruturais para que a sociedade se sinta representada pela classe política. E o caminho é a reforma política, desde que dialogada com a sociedade, com os movimentos sociais, com as mais diversas forças políticas e interesses, pois o Brasil é heterogêneo e qualquer mudança precisa se dar de maneira consensual. E as dificuldades para que as coisas aconteçam dessa maneira são imensas.

Nós sabemos que qualquer mudança via Congresso sempre é muito complicada, nem sempre a vontade da sociedade se reflete em ações dos nossos deputados e senadores que, aparentemente, possuem outros interesses. O trabalho da reforma política é muito complicado, complexo, um trabalho de muita paciência para que se consiga uma mudança efetiva.

Uma mudança que poderia trazer de imediato um grande impacto, principalmente nos custos e nos mecanismos de controle, é o financiamento público de campanha. Já está mais do que provado que a forma de contribuição eleitoral praticada no Brasil não tem se mostrado adequada. Empresa existe para gerar lucro. Alguém é inocente de acreditar que doação de empresa privada seja feita por questões ideológicas, filantrópicas? É normal uma mesma empresa doar para mais de um candidato, para uma mesma função? Vale aqui a reflexão!

O meu amigo e deputado federal Vicente Cândido tem feito um grande trabalho como relator da proposta de reforma política. Ele tem sido paciente; tem dialogado de maneira equilibrada, buscado uma mudança efetiva; tem dedicado o seu mandato para a construção dessa proposta que mudará a cara da política brasileira. Tenho certeza que deixará um grande legado para o País, com mudanças estruturais no sistema político, atendendo aos anseios do nosso povo.
Eric Valini (PT), presidente da Câmara Municipal de Franco da Rocha (SP)

congresso